quarta-feira, 25 de junho de 2014

Planejamento de campanha de marketing nas redes sociais


Via Academia do Marketing

O planejamento de campanhas de marketing nas redes sociais é uma etapa fundamental de qualquer ação nesta área que não raramente é ignorada, principalmente por empresas que ainda não possuem uma visão muito nítida sobre esse novo universo do marketing online, e principalmente do que é na verdade ter uma presença profissional nas mídias sociais.

Quando falamos em planejamento de campanhas de marketing nas redes sociais não estamos falando de imediato em ferramentas tecnológicas e sim, em um primeiro momento, de um planejamento estratégico das ações, sem o qual se torna impossível extrair o máximo, não só das ferramentas, mas também dos recursos alocados para estas ações.


Roteiro para planejamento de campanhas de marketing nas redes sociais

Em nosso curso de redes sociais e marketing nas mídias sociais chamamos muita atenção e orientamos os participantes para essa etapa do processo, pois sem ela fica praticamente impossível gerir ações de marketing em mídias sociais, e a bem da verdade, qualquer campanha de marketing online.

Um bom roteiro inicial para o planejamento de uma campanha de marketing nas mídias sociais seria o proposto abaixo. É claro, que cada item deve ser desdobrado em um detalhamento mais específico, como mostramos em nosso treinamento, mas em linhas gerias seriam as seguinte as definições iniciais.


Definição de Metas e Objetivos de Campanha

As metas a serem alcançadas com a ação de marketing nas mídias sociais devem ser definidas prioritariamente, pois determinam o procedimento de vários outros fatores como, por exemplo, o tipo de política a ser adotada nos diversos canais e rotinas de conversão em ferramentas como o Google Analytics, por exemplo.

Avaliação dos Recursos Disponíveis
Infelizmente nem tudo são flores. Uma velha máxima da economia diz que:
As demandas tem como característica serem ilimitadas, ao passo que os recursos insistem em se apresentar como escassos

No planejamento de campanhas de marketing nas redes sociais, as oportunidades só esbarram na limitação da criatividade da equipe, enquanto os recursos nem sempre são na proporção dessa criatividade. Portanto, é necessário uma avaliação do orçamento disponível para ações de marketing nas mídias sociais para podermos traçar uma campanha realista e factível.

Definição de Funções e Atribuições
Definir quem atuará no projeto (marketing, TI, vendas, etc… ) e quais serão as atribuições. É desejável que os participantes sejam usuários das principais redes sociais e estejam sempre conectados, para captar a essência das ações e com isso colaborar em seu refinamento.
Identificação do Público Alvo

A quem nossa campanha será dirigida? Qual o comportamento desse público e o que buscam na Internet. É importante conhecer o perfil do usuário para que possamos montar uma campanha que crie um laço direto entre a marca e o público, afinal de contas, marketing em redes sociais é fundamentalmente construção de relacionamentos.

Definição da Linha de Comunicação
Definição da linguagem (formal ou informal) a ser utilizada, o público alvo, a abordagem ideal (adotando uma comunicação mais pessoal ou institucional), a periodicidade de atualização (blog corporativo, Twitter, Slideshare ou qualquer outra mídia social) e o tempo máximo de resposta às interações.
Definição das Mídias a Serem Utilizadas
Que mídias sociais serão usadas na campanha. Quais são as mídias sociais que o público alvo costuma utilizar? Que tipo de ferramental digital será necessário para essa atuação? Quando falamos em planejamento de campanhas de marketing em redes sociais não estamos dizendo que é necessário atuar no maior número possível delas, mas sim, naquelas que nosso público-alvo se concentra e é mais ativa.
Criação de Canais
Identificar quais canais de mídia social estão sendo mais usados pelo público-alvo da campanha. Se os usuários gastam a maior parte de seu tempo visitando determinados canais sociais, estar presente nesses canais é essencial. Nessa etapa não só criamos os diversos canais (perfis no Twitter, Páginas no Facebook etc…) como também customizamos a ferramenta e damos início a etapa de SMO – Social Media Optimization dos perfis.

Produção de Conteúdo
Em se tratando de campanhas de marketing nas redes sociais, o conteúdo também é Rei. É a parte mais importante para a sustentação da campanha. Gerar conteúdo é um passo importante para estreitar a relação com essas pessoas, gerar valor, manter todos informados de novidades e mostrar que a empresa é viva, dinâmica e atualizada.

Definição de Monitoramento
Uma campanha de marketing digital sem monitoramento não existe uma vez que se torna impossível mensurar seu retorno. Que ferramentas serão usadas? Quais serão as métricas utilizadas? Definir com exatidão quais as necessidades do monitoramento é essencial para que possamos contratar as ferramentas mais adequadas para atingirmos nossos objetivos.

É importante que as pessoas envolvidas no projeto tenham a noção de que o marketing nas mídias sociais é baseado em relacionamento e isso leva tempo até começarem a aparecer os primeiros resultados. O planejamento de campanhas de marketing em redes sociais envolve também a conscientização dos participantes e principalmente da administração da marca para qual estamos trabalhando.

terça-feira, 24 de junho de 2014

Veraz tem um novo cliente!


A Veraz acaba de ganhar uma nova conta! A partir deste mês, a agência passa a atender a Uniodonto Porto Alegre.

A Uniodonto Porto Alegre tem 38 anos de atuação como operadora odontológica no RS, com uma rede cooperada de mais de 1.200 cirurgiões-dentistas no estado e 20.000 profissionais em todo o país. A cooperativa também oferece unidades de Pronto Atendimento 24 horas em Porto Alegre, Guaíba e Pelotas.

Vida longa a todos nós!

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Facebook: tire dúvidas sobre o alcance orgânico


Por que o alcance orgânico diminuiu?

Existem duas razões.
A primeira envolve um simples fato: mais e mais conteúdo está sendo criado e compartilhado diariamente. Você mesmo deve ter sentido essa mudança. Apenas há alguns anos, compartilhar momentos e experiências importantes, matérias que você leu e fotos e vídeos de quem você gosta era um processo um tanto trabalhoso. Hoje, graças a dispositivos como os smartphones, muitas pessoas podem compartilhar esse conteúdo com apenas alguns toques na tela.

Agora há muito mais conteúdo sendo produzido do que tempo para consumi-lo. Em média, existem 1.500 histórias que poderiam aparecer no seu Feed de notícias a cada vez que você se conecta ao Facebook. Para pessoas com muitos amigos ou que curtem muitas Páginas, pode haver até 15.000 histórias em potencial em cada acesso à plataforma.

Como resultado, a competição no Feed de notícias — o posicionamento no Facebook onde as pessoas veem o conteúdo de sua família e amigos, assim como o de empresas —está crescendo e se torna mais difícil para cada história ganhar espaço de destaque nesse posicionamento. Além do aumento da quantidade de conteúdo, as pessoas estão curtindo cada vez mais Páginas. Nosso diretor de gestão de produto para o Feed de notícias disse ao site Techcrunch, em abril, que o número total de curtidas de páginas de pessoa cresceu mais de 50% no último ano. Com cada nova curtida, a competição no Feed de notícias aumenta ainda mais.

A segunda razão está ligada ao seu funcionamento. Em vez de mostrar tudo o que é publicado, o Feed de notícias é desenhado para mostrar o conteúdo mais relevante para cada pessoa. Das 1.500 histórias que podem ser vistas a cada acesso ao Facebook, o Feed de notícias mostra aproximadamente 300. Para escolher quais histórias aparecerão, o Feed de notícias as classifica (da mais relevante para a menos relevante) levando em conta diversos fatores relativos à cada pessoa.

No último ano, nós fizemos algumas mudanças importantes para melhorar a maneira como o Feed de notícias escolhe o conteúdo:

Como resultado dessas mudanças, o Feed de notícias se tornou mais envolvente para as pessoas, mesmo que a quantidade de conteúdo publicado tenha aumentado.

Por que não mostrar tudo — cada conteúdo produzido por amigos e Páginas — e deixar as pessoas decidirem o que querem ver?
Muitas plataformas mostram todo o conteúdo em tempo real. Mas esse tempo real tem limitações. As pessoas só tem um período determinado de tempo para ler essas histórias e geralmente deixam passar as que não estão no topo. Isso significa que elas não veem o conteúdo mais relevante para elas.Em nossos testes, nós sempre percebemos que o sistema de classificação do Feed de notícias oferece uma experiência melhor no Facebook. Além disso, com a grande quantidade de conteúdo no Feed de notícias, um sistema de entrega em tempo real provocaria uma queda ainda maior do alcance orgânico das Páginas.


O alcance orgânico está caindo porque o Facebook está tentando ganhar mais dinheiro?
Não. Nosso objetivo é proporcionar a melhor experiência para as pessoas que usam o Facebook. Nós acreditamos entregar a melhor experiência também beneficia os donos de empresas que estão no Facebook. Se as pessoas são mais ativas e envolvidas em histórias que aparecem no Feed de notícias, elas têm mais chances de agir da mesma forma com o conteúdo de negócios.


O Facebook é a única plataforma de marketing que viu queda no alcance orgânico?
Muitas das grandes plataformas de marketing viram uma queda em seu alcance orgânico. Mecanismos de busca online, por exemplo, entregavam uma grande quantidade de tráfego para sites quando foram lançados. Pessoas e empresas se aglomeravam nessas plataformas, e à medida que os serviços cresciam, aumentava a competição pelo ponto mais alto na lista de resultados. Pelo fato de que os mecanismos de busca tiveram que trabalhar duro para mostrar os resultados mais relevantes e o conteúdo mais útil, as empresas viram o alcance orgânico diminuir. 

Enquanto muitas plataformas fizeram uma mudança no alcance orgânico, algumas são mais transparentes que outras sobre elas. O Facebook sempre valorizou relatórios claros e detalhados que ajudam as empresas a ver o que está acontecendo com seu conteúdo. E continuaremos a expandir e melhorar nossas ferramentas de análises. 


Ok, há mais conteúdo agora. Mas qual é a importância de ter mais pessoas curtindo a minha Página? Paguei um bom dinheiro por meus fãs no Facebook e agora eu não posso alcançar a todos. Fãs não valem a pena?


Fãs absolutamente têm seu valor.
- Eles fazem seus anúncios serem mais eficientes. Quando um anúncio tem um conteúdo social — em outras palavras, quando alguém vê que um amigo curtiu sua marca — ele tem, em média, 50% mais chance de ser lembrado e uma alta de 35% nas vendas online

- Fãs também fazem com que seus anúncios no Facebook sejam mais eficientes em nossos leilões. Anúncios com um contexto social são um sinal positivo de sua qualidade e levam aos melhores preços nos leilões

- Você pode usar as informações sobre seus fãs — como onde eles moram, o que curtem e outros interesses — para tomar boas decisões para atingir seus atuais e potenciais clientes

- Fãs podem dar credibilidade ao seu negócioEles podem representar seus melhores clientes, mas é importante notar que eles não representam todos os seus atuais e potenciais clientes. Por exemplo, se a sua concessionária tem 5.000 fãs, eles podem representar apenas uma fração das pessoas que interessam para o seu negócio. Fãs podem te ajudar a atingir seus objetivos de negócios no Facebook, mas tê-los em grande quantidade não deve ser considerado como um objetivo isolado.


Então como eu devo usar o Facebook para meu negócio?
O conteúdo orgânico ainda tem valor no Facebook, e Páginas que publicam um ótimo conteúdo — por exemplo, algo que ensina as pessoas, as entretêm, as faz pensar, ou que adicione valor à vida delas de alguma maneira — ainda podem alcançar pessoas no Feed de notícias. No entanto, antecipar o alcance orgânico é imprevisível. Ter um conteúdo viral raramente corresponde a um dos principais objetivos de negócios. Sua empresa verá mais valor se você usar o Facebook para atingir objetivos específicos, como gerar vendas nas lojas físicas ou impulsionar o download de um aplicativo.

Assim como a TV, mecanismos de buscas, jornais, rádio e qualquer outra plataforma de marketing, Facebook é muito mais eficiente quando as empresas usam mídia paga para atingir seus objetivos. Seu negócio nem sempre vai aparecer na primeira página de um mecanismo de busca, a não ser que você pague para estar nesse espaço. De uma forma parecida, a mídia paga no Facebook permite com que anunciantes alcancem mais pessoas e com muito mais precisão do que o conteúdo orgânico.


Empresas podem ser bem-sucedidas no Facebook?
Claro. Você pode visitar nossa seção Histórias de sucesso para ver exemplos de empresas que estão crescendo com o Facebook.


Como saber se não haverá mais mudanças?
Nós sempre inovamos para beneficiar as pessoas que usam o Facebook. E precisamos ser mais transparentes e úteis para as empresas que anunciam em nossa plataforma. Nós estamos trabalhando para melhor nossa comunicação sobre próximas mudanças de produtos. Por exemplo, em abril nós contamos sobre a reformulação do anúncio da coluna direita que aumentaria o envolvimento e deixaria a criação de anúncios mais fácil. Nós estamos comprometidos em ajudar o seu negócio a crescer e queremos ter a certeza de que você está tendo o melhor resultado de seu investimento no Facebook.


Por Brian Boland, líder do time de marketing de produtos para anúncios. Publicado originalmente no Facebook for Business (Via Adnews)

terça-feira, 17 de junho de 2014

Veraz Digital: liberdade e interatividade


Todos já conhecem a Veraz e os trabalhos da agência junto aos diversos clientes. Mas você conhece a Veraz Digital?
Atuando de forma integrada com a tradicional agência, a Veraz Digital atende empresas, órgãos públicos e entidades, garantindo liberdade e autonomia de gestão digital a cada um dos clientes e construindo soluções inovadoras de publicidade na internet.
Por meio de estratégias de comunicação integrada, nosso trabalho é expandir os efeitos das mensagens e das ações de propaganda e marketing no meio digital. Com os serviços integrados no meio digital e no meio físico, fazemos a sua comunicação funcionar.

Branding digital
A publicidade no ambiente digital se tornou uma opção eficiente e econômica para gerar resultados positivos, construir imagem e atingir o público-alvo. A Veraz Digital desenvolve estratégias e cria soluções interativas com o compromisso de conectar sua marca às pessoas, através de posicionamento, tecnologia, design e gestão de imagem. 

Web design
O site hoje é o principal meio de apresentação de uma empresa ou serviço. A Veraz Digital oferece soluções eficientes em marketing digital utilizando a internet como meio estratégico. Criamos sites, hotsites e microsites modernos e com um conceito livre, dando todo o poder de gerenciamento ao cliente, aliando criatividade com liberdade digital.

Publicidade digital
A Veraz Digital trabalha com todos os tipos e formatos de mídias digitais buscando conquistar o público-alvo, fortalecer a imagem do cliente e aumentar a visibilidade da marca. Buscamos compreender as necessidades dos clientes e apresentar soluções criativas para cada peça publicitária. Planejamento de mídia digital, desenvolvimento de banners, vídeos e peças digitais compõem o arsenal de soluções criativas.

Apresentações
Criamos apresentações de acordo com cada objetivo. Com navegação elaborada, e bem estruturada, compreendemos as apresentações como suporte essencial ao trabalho de vendas, divulgação de ideias e organização interna.

Diagnóstico online
Através das pesquisas online conseguimos fazer um diagnóstico da situação do cliente na rede, gerando insights estratégicos para uma comunicação digital de qualidade. A Veraz Digital também busca verificar quais as tendências existentes dentro do ambiente online, pesquisando informações relevantes do setor e da concorrência.

Curadoria e produção de conteúdo
Publicidade e propaganda na rede é, antes de tudo, gerenciamento de conteúdo. Porque o conteúdo é o que dá base a toda imagem que será construída para os clientes. Na Veraz Digital planejamos, criamos e produzimos conteúdos para as empresas se tornarem relevantes na vida das pessoas. Buscamos estreitar relacionamento entre a marca e o público-alvo, contribuindo para que ele seja verdadeiro e duradouro.

Mídias sociais
Construímos uma relação de confiança entre o cliente e o seu público. Mais do que estar presente nas principais mídias utilizadas pelo público, é preciso saber como aproveitá-las para fortalecer a marca, posicionar no mercado e fidelizar relações. A Veraz Digital auxilia a sua empresa a se estabelecer nas mídias sociais, personalizar a fan page, gerenciar campanhas online, planejar o conteúdo e avaliar metricamente os resultados.