quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Sites responsivos | Tendências digitais

*Por Paulo Cezar Rosa


Esta semana aprendi umas coisas legais sobre sites responsivos. Para o pessoal do setor de tecnologia, posso estar dizendo uma enorme bobagem, mas me explicaram uma parte das vantagens de trabalhar com os sites responsivos que temos criado na Veraz.

Os sites que fazemos possuem gerenciamento conteúdo usando a interface do banco de dados com a plataforma do Wordpress. E são responsivos, ou seja, adaptam seu layout para todos os tipos de aparelhos, seja smatphones, tablets, notebooks, entre outros. Dessa forma, os botões e o texto são reformatados para a qualquer tela, possibilitando que o visitante tenha uma ótima experiência no site, independente do aparelho que estiver usando. Além disso, a navegação fica melhor, pois o site/blog carrega mais rápido e a identidade visual não é prejudicada.

A gestão de um site feito com esse CMS (Content Management System) Além de ser responsiva, também é muito mais prática, pois só é necessário fazer alterações em um único local e todas as plataformas serão atualizadas. Outro ponto importante é que as métricas ficam unificadas, podendo mensurar melhor os dados do site. Além disso, o próprio Google recomenda o design responsivo. Como tudo está em um único endereço, isso ajuda na colocação em posições melhores nas pesquisas do Google.