sexta-feira, 1 de maio de 2015

Seu site precisa ser Mobile Friendly





Os sites agora precisam ser Mobile Friendly. Ou seja, se não rodarem direito no celular, adeus comunicação.

No Brasil, já são maioria os que acessam a internet através de dispositivos móveis. Conforme a Pesquisa Brasileira de Mídia 2015, 73% dos que usam a internet o fazem através do celular (66%) ou tablet (7%). E os que acessam através de computador são 71% (a soma é maior que 100 por que muitos utilizam mais de uma plataforma).

As consequências destes dados são muito importantes para quem trabalha com comunicação digital. Até o ano passado, era fundamental ter um site responsivo, que se adaptasse a qualquer tipo de tela. Neste ano de 2015, isso já não é suficiente. O site precisa ser “amigo do celular”, ou seja, precisa ser criado pensando a navegação móbile em primeiro lugar.

Os princípios do design de um site feito para tela do computador e para o celular são completamente diferentes. A começar pela tela de abertura. Quem está navegando no celular em geral está sem tempo, precisa encontrar rapidamente o que está procurando. Isso exige garantir que os comandos de ação estejam na frente e no centro da tela, que os menus sejam rápidos e rasteiros e que sempre seja muito fácil voltar à página inicial. Quase sempre, o importante é garantir que o navegante móbile consiga encontrar o que quer. Isso significa, por exemplo, que se deve evitar empurrar uma promoção para a frente da tela.

Esses cuidados com o design são necessários ao longo de toda a criação do site. Não basta ter uma página de entrada boa e a pesquisa conduzir a resultados pouco relevantes ou os formulários exigirem um teclado de computador para serem preenchidos.


Do ponto de vista do desenvolvimento de uma plataforma de comunicação digital, a mudança é completa. Se antes o web designer começava a criar o site olhando para uma tela vazia de computador para só depois pensar no tablet e no celular, agora ele precisa partir do celular para depois resolver as outras plataformas. E se isso vale para a arquitetura do site, o mesmo se aplica para cada informação a ser trabalhada.