sexta-feira, 17 de julho de 2015

7 meses, 7 tendências

2015 já passou da metade e, em tempos de revolução tecnológica, já foi tempo suficiente para revolucionar – e muito – a cultura do marketing. A Veraz levantou sete tendências marcantes dos últimos sete meses e as apresenta aqui, para que nossos clientes fiquem de olho:



1. Design Inteligente
Seja em grandes comércios ou em pequenas empresas, a preocupação com o design de alto nível, com embalagens e site bonitos e funcionais aumenta a cada semestre. Os millenials valorizam, ainda mais, o design de um produto tanto quanto suas reverberações éticas ou questões sustentáveis.

2. Comércio do Terceiro Setor
Novos modelos não veem caridade e lucro como coisas separadas: combinam o bem social com o marketing, caindo no gosto dos consumidores cada vez mais engajados. Marcas éticas e sustentáveis ganham pontos com as novas gerações.

3. Marcas que fazem
Fazer no lugar de falar” é a regra da vez. Desprendendo-se de discursos, as marcas deixam livre para que o público fale sobre elas nas redes sociais. Ativismo, inovação, filantropia inspira novos conteúdos e agrega valor: ao invés de falar de si, fale sobre os outros – faça com e pelo os outros.

4. Crianças Conectadas
Nos EUA, 3 entre 4 crianças de até oito anos já têm acesso a smartphones ou tablets. No Reino Unido, 93% dos pais deixam seus filhos pequenos usarem os aparelhos. O Brasil tende a seguir essa tendência, novos brinquedos e serviços, também. Neste cenário, se torna fundamental produzir sites e conteúdos que se adaptem aos novos dispositivos.

5. O “Eu” como marca
As me brands são as queridinhas dos millenals, que deixam de ser apenas consumidores para se tornarem produtores de conteúdo e, muitas vezes, marcas. Fazem curadoria de sua imagem online, monetizando-se através das redes sociais. As marcas acompanham a tendência identificando a necessidade de personalizar seus produtos

6. Nichos, mais nichos.
Acompanhando a inclinação das me brands, os consumidores buscam cada vez mais nichos, se interessando por marcas independentes e, muitas vezes, artesanais. Marcas globais desenvolvem “sub-marcas”, selos específicos para agradar determinados nichos. Exemplo disso é a Caleb's Kola, desenvolvida pela Pepsi Co, uma bebida feita de cana-de-açúcar e sementes de cola

7. A era do agora

O carpe diem influencia marcas e consumidores, valorizando a felicidade e a paz interior. Os mais jovens, apesar de viverem um cotidiano cada vez mais agnóstico, buscam por significados profundos.